A 38º edição da Feira do Livro de Santa Maria terminou neste domingo. Neste ano, a novidade foi de livros que tiveram suas histórias no cinema. A obra Água para Elefantes, de Sara Gruen, foi a mais vendida da feira. Atraída pelo público universitário, teve sua estreia no Cine Movie Art do Santa Maria Shopping nessa sexta-feira.
Os santa-marienses não estão interessados em somente assistir aos filmes, mas também, lê-los. Era possível encontrar em quase todas as bancas do evento livros que foram para as telas. Alguns deles: Querido John; A Última Música; Eu Sou O Número Quatro; Comer, Rezar, Amar e Diário de Uma Paixão. O último lançamento Água para Elefantes foi o que mais chamou atenção. Principalmente entre o público adulto, que gosta mais de cinema, segundo a vendedora Bruna Cabral, 23 anos, da banca da Distribuidora Santa Rita. O custo também foi um dos atrativos, mas não foi possível agradar a todos. “Alguns acham caro”, diz o vendedor Eder Fernandes, 21 anos, da banca da loja Cesma.
O livro conta a história de Jacob Jankowski que perde seus pais num acidente de carro aos 23 anos. O estudante de veterinária abandona a faculdade e, sem saber o que fazer da vida, pula dentro de um trem em movimento. Onde estava viajando o elenco do Circo Irmãos Benzini. Contratado para cuidar dos animais, se apaixona por Marlena estrela do número dos cavalos e esposa do empresário do circo August. Mas, depois se envolve com Rosie, a elefanta que seria a salvação do espetáculo. Jacob nunca contou essa história. Somente 70 anos depois, um circo chega à cidade e desperta suas lembranças. Aos 93 anos, vivendo numa casa de repouso após perder a esposa, revela sua história. O filme conta como protagonistas o ator Robert Pattinson (saga adolescente Crepúsculo) e Reese Witherspoon (Legalmente Loira).
Quem não pôde comprar um exemplar ou não teve tempo de visitar a feira, pode aproveitar as livrarias da cidade. Todos os livros citados estão à venda nas principais delas: Cesma, Mente e Nobel.